Promover o desenvolvimento sustentável já durante a obra é uma tendência que está presente entre as construtoras. Incentivar o desenvolvimento de projetos e de novas tecnologias que proporcionem a redução da geração de resíduos, do uso racional de recursos naturais tais como a energia e a água, da utilização de materiais ambientalmente corretos e de determinação de parâmetros para avaliação ambiental de edifícios, são as diretrizes que têm levado muitas empresas de construção civil a desenvolverem parcerias com universidades, centros de pesquisa, consultores especializados e fornecedores projetos voltados para a sustentabilidade.

Alguns itens ganham relevância quando o assunto é sustentabilidade na construção civil:

Redução do consumo de energia elétrica

Para evitar o alto consumo de energia com sistemas condicionadores de ar é fundamental que o projeto de insolação e ventilação seja eficiente e inteligente. Desta forma podemos reduzir a menos horas a utilização de condicionadores de ar.

Uso sustentável da madeira

A justificativa para esta importante ação é a de que o setor da construção civil é responsável pelo consumo da maior parte da madeira nativa produzida no Brasil. A compra responsável de madeira por parte dos consumidores pode representar uma significativa contribuição à conservação dos recursos florestais.

Conservação e reuso da água

Como sabe-se a água potável é um recurso natural finito. Entre as ações mais importantes está a implantação de um sistema de coleta das águas das chuvas e armazenamento da mesma em reservatório na edificação. Os estudos de economia e reuso de águas deve fazer parte dos projetos das obras de construção civil.

Fonte: Portal Metalica

Desenvolvido por VRSys Sistemas